Luís Valadares Tavares?
A Pessoa
É Provedor do Cliente das Empresas do Grupo EDP, funções que desempenha desde 2009.
Professor Catedrático Emérito de Sistemas e Gestão do Instituto Superior Técnico e Professor Catedrático de Gestão da Universidade Lusíada, tendo vindo também a realizar atividades académicas, designadamente a nível de Mestrado e Doutoramento, em Faculdades de Engenharia, Economia, Gestão e Direito de Universidades em Portugal e noutros países, nomeadamente, nos EUA, Canadá, República Popular da China, Brasil, Reino Unido, Turquia, Espanha e Itália. Orientou 17 doutoramentos concluídos com sucesso.
A sua atividade profissional também tem incluído a direção de instituições públicas, tendo sido entre 1988 e 1992, Diretor Geral do Gabinete de Estudos e Planeamento da Educação e do PRODEP (Programa de Desenvolvimento da Educação de Portugal), bem como Presidente do Instituto Nacional de Administração (INA), de 2002 e 2007 e, ainda, administrador de empresas privadas tais como do Grupo MARTIFER (2009-2018).
Foi presidente do Comité de Educação do Conselho Europeu e do Comité de Educação da OCDE, tendo sido o especialista português escolhido para integrar Grupos Especializados da Comissão Europeia, designadamente, sobre Contratação Pública Eletrónica. Também tem participado em atividades internacionais sobre outros temas, tais como: Transição Digital e Resolução Alternativa de Litígios.
As suas principais áreas de especialização incluem a Economia Digital, a Contratação Pública, a Gestão de Projetos e de Processos de Mudança, os Sistemas de Apoio à Decisão e à Gestão de
Conflitos, a Gestão de Processos de Mediação e Arbitragem.
É fluente em Português, Inglês, Francês e tem bons conhecimentos de Espanhol e Italiano.
Presentemente, desenvolve projetos de investigação nas áreas da satisfação do consumidor, do comércio online e das weareable technologies, viabilizando cuidados domiciliários de Saúde.
É autor de mais de 50 artigos publicados em instâncias internacionais e de 27 livros editados em Portugal e nos EUA. É Editor principal da revista European Journal of Public Procurement Markets e Editor Associado do Industrial Engineering and Strategic Management Journal.
Atualmente, é Presidente do Observatório da Prospetiva da Engenharia e Tecnologia (OPET, www.opet.pt), tendo sido autor do livro “Engenharia e Tecnologia 2000”, editado em 2000 e estabelecendo cenários prospetivos para Portugal. Preside à Associação Portuguesa dos Mercados Públicos (APMEP, www.apmep.pt), na qual dirige o Centro de Arbitragem dos Contratos Públicos (CAP).
Recebeu numerosos prémios, a Medalha de Ouro do Município de Oeiras e foi agraciado com o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante pelo Presidente da República.
Nasceu em 1946, é casado e tem 2 filhos e 3 netos. Procura, sempre que possível, dedicar-se à História da Tenologia, à literatura de ficção científica, ao Cinema e Teatro, bem como fazer caminhadas, praticar natação e participar em debates sobre ideias societais e de cross-generation, editando regularmente vídeos na rede Linkedin e artigos de opinião no jornal Observador.